Sou Vinícius, Capitão da Equipe Vitória Baja (Ufes-ES).
Temos uma dúvida relacionada ao questionamento deste link: viewtopic.php?f=28&t=350&p=1069&hilit=152#p1069
Conforme os itens B6.2.2.5.3: "Membros da gaiola com um raio de curvatura maior ou igual a 152 mm (6 in) não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados."
e B6.2.2.5.5: "Tubos retos ou curvados que excederem o comprimento máximo permitido devem receber suporte adicional. Para membros retos, um membro secundário deve conectar o centro do tubo (tolerância de 127 mm) a um ponto denominado. Para membros curvados, um membro secundário deve conectar o centro da curva com um ponto denominado."
Precisaríamos adicionar um tubo ligando o centro da curva entre o FBM e o RHO a um ponto denominado (conforme indicado na imagem 1, em laranja), pois nosso raio de curvatura é superior a 152mm e temos um comprimento maior que 838mm (conforme indicado na imagem 2).
Nosso chassi foi confeccionado no começo deste ano (2017) e tivemos grande dificuldade em calandrar tal tubo. A polia de nossa calandra manual quebrou, e poucas empresas no estado realizavam tal serviço, o que resultou em um raio maior que 152mm.
Também, conforme imagem 3, não poderíamos substituir o atual FABup pelo novo travamento, pois este teria um ângulo menor que 30º com o FBM, o que iria contra o item B6.2.14.4.3.
A distância entre os dois pontos, que ligam o FABup e o tubo em laranja ao tubo FBM é de cerca de 120mm (medida direta) e 80mm na horizontal (medidas coletadas no carro). Dado tal proximidade dos tubos, é realmente necessário adotar tal reforço?
Vale ressaltar que utilizamos tubos de 4130, mais resistentes que o mínimo exigido.

Imagem 1: Em laranja, tubo que deveria ser adicionado conforme o regulamento.

Imagem 2: Comprimento do tubo, fora do regulamento.

Imagem 3: Ângulo entre o novo travamento e a FBM, mostrando que não seria possível remover o atual FABup.
Atenciosamente,
Vinícius