Dúvida B6.2.2.5.3 e B6.2.2.5.5

Perguntas referentes ao regulamento ou funcionamento das competições
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Michalovzkey
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Dúvida B6.2.2.5.3 e B6.2.2.5.5

Mensagem por Michalovzkey » Qui Dez 07, 2017 2:50 pm

Boa tarde!
Sou Vinícius, Capitão da Equipe Vitória Baja (Ufes-ES).

Temos uma dúvida relacionada ao questionamento deste link: viewtopic.php?f=28&t=350&p=1069&hilit=152#p1069

Conforme os itens B6.2.2.5.3: "Membros da gaiola com um raio de curvatura maior ou igual a 152 mm (6 in) não podem ter ângulo de dobra maior que 30° fora de um ponto denominado (seção B6.2.2.4) e não podem ter comprimento maior do que 838 mm (33 in) entre pontos denominados."

e B6.2.2.5.5: "Tubos retos ou curvados que excederem o comprimento máximo permitido devem receber suporte adicional. Para membros retos, um membro secundário deve conectar o centro do tubo (tolerância de 127 mm) a um ponto denominado. Para membros curvados, um membro secundário deve conectar o centro da curva com um ponto denominado."

Precisaríamos adicionar um tubo ligando o centro da curva entre o FBM e o RHO a um ponto denominado (conforme indicado na imagem 1, em laranja), pois nosso raio de curvatura é superior a 152mm e temos um comprimento maior que 838mm (conforme indicado na imagem 2).

Nosso chassi foi confeccionado no começo deste ano (2017) e tivemos grande dificuldade em calandrar tal tubo. A polia de nossa calandra manual quebrou, e poucas empresas no estado realizavam tal serviço, o que resultou em um raio maior que 152mm.

Também, conforme imagem 3, não poderíamos substituir o atual FABup pelo novo travamento, pois este teria um ângulo menor que 30º com o FBM, o que iria contra o item B6.2.14.4.3.

A distância entre os dois pontos, que ligam o FABup e o tubo em laranja ao tubo FBM é de cerca de 120mm (medida direta) e 80mm na horizontal (medidas coletadas no carro). Dado tal proximidade dos tubos, é realmente necessário adotar tal reforço?

Vale ressaltar que utilizamos tubos de 4130, mais resistentes que o mínimo exigido.

Imagem
Imagem 1: Em laranja, tubo que deveria ser adicionado conforme o regulamento.



Imagem
Imagem 2: Comprimento do tubo, fora do regulamento.



Imagem
Imagem 3: Ângulo entre o novo travamento e a FBM, mostrando que não seria possível remover o atual FABup.


Atenciosamente,
Vinícius

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Filipe
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Re: Dúvida B6.2.2.5.3 e B6.2.2.5.5

Mensagem por Filipe » Sex Dez 08, 2017 10:46 am

Prezado Vinícius,

O comitê recebeu sua pergunta e está discutindo internamente a melhor forma de respondê-la. Em breve a resposta à sua pergunta será divulgada.

Atenciosamente

Comitê Baja SAE BRASIL

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Luiz Aun Fonseca
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Re: Dúvida B6.2.2.5.3 e B6.2.2.5.5

Mensagem por Luiz Aun Fonseca » Sáb Dez 30, 2017 2:17 pm

Prezado Vinícius, agradecemos pelo contato.

Como bem apontado pela equipe, a gaiola em seu estado atual infringe o regulamento em seu item B6.2.2.5.3. Para tanto, a equipe deve providenciar um reforço local.

O Comitê compreende que a proposta da equipe de adicionar o tubo destacado em laranja na Imagem 1 seria difícil do ponto de vista construtivo. Uma sugestão seria posicionar a junção inferior do tubo ao SIM para trás, facilitando a realização da solda, sem prejuízo à segurança ou ao cumprimento do item B6.2.2.5.5.

A equipe também pode sugerir um reforço alternativo que se utilize da ferramenta proposta no item B15 (ELOS).

Atenciosamente,

Comitê Baja SAE BRASIL

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