Geometria (anti dive, anti squat)
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Gostaria de saber se as equipes ou a grande maioria delas usam o conceito de "anti dive" e "anti squat" no projeto da suspensão de seus carros. Aproveitando, gostaria de saber se alguém conseguiu um resultado bom ou satisfatório no uso do baja. Minha equipe é pequena e estamos começando. Qualquer ajuda nesse sentido é muito bem-vinda. Obrigado.
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Re: Geometria (anti dive, anti squat)
Boa tarde,
Não, a maioria das equipes usam a geometria anti-lift na dianteira, porém na traseira usam o anti-squat.
O anti-lift facilita o bump travel da suspensão o que é ideal para irregularidades na pista, a desvantagem é o dive (mergulho), esse mergulho ocorre por meio da desaceleração, ou seja, transferência de carga longitudinalmente da traseira para a dianteira. Sendo uma desaceleração pequena, se tratando do baja, logo não é algo tão relevante de ser considerado, o que justifica a não utilização do anti-dive na dianteira e sim o anti-lift (ou pró-dive).
Espero ter ajudado.
Para mais informações leia a respeito no Gillespie, pag 619.
Não, a maioria das equipes usam a geometria anti-lift na dianteira, porém na traseira usam o anti-squat.
O anti-lift facilita o bump travel da suspensão o que é ideal para irregularidades na pista, a desvantagem é o dive (mergulho), esse mergulho ocorre por meio da desaceleração, ou seja, transferência de carga longitudinalmente da traseira para a dianteira. Sendo uma desaceleração pequena, se tratando do baja, logo não é algo tão relevante de ser considerado, o que justifica a não utilização do anti-dive na dianteira e sim o anti-lift (ou pró-dive).
Espero ter ajudado.
Para mais informações leia a respeito no Gillespie, pag 619.