Mensagem
por FabricioAxel » Seg Jul 13, 2020 2:57 pm
(Não sou da comissão técnica, mas já atuei como Engenheiro na inspeção de abastecimento/motor)
Vamos a norma:
B10.7.4.1 Um sistema de reabastecimento que não permita vazamento ou derramamento de combustível deve ser adquirido ou desenvolvido e deve ser utilizado em todos os reabastecimentos.
B10.7.4.2 O sistema de reabastecimento deve parar automaticamente o fluxo de combustível, sem intervenção do operador, antes que haja derramamento de combustível.
B10.7.4.3 O procedimento de reabastecimento, incluindo manuseio do extintor de incêndio, deve ser realizado por não mais do que duas pessoas além do piloto.
B10.7.4.4 O funcionamento adequado do sistema deve ser demonstrado durante a Inspeção de Conformidade de Técnica e Segurança. Essa demonstração deve ser feita utilizando apenas água.
Ao meu entendimento, não há restrições de incorporar ao projeto sistema elétrico. Contudo, ele deve ser devidamente testado e validado, além de totalmente isolado e atender aos requisitos acima. Sugiro até pensar em alguma alternativa caso o sistema falhe (análise de falha, plano de manutenção e vida útil) e apresentar juntamente com o sistema elétrico do carro.
Contudo atente-se, retornamos a norma:
Além de possível re-check durante a inspeção de segurança (lembra-se que testa-se com água, portanto o sistema deve identificar também), durante enduro há penalidade de derramamento de combustível durante reabastecimento; 1º vez (5 pontos); 2º vez DQ - Desclassificação do restante da prova).
Portanto, façam um sistema confiável e TESTEM BASTANTE!
Abraço pessoal!
Grande Abraço!
Fabricio Axel Crestani
Engenheiro de Pós-Vendas
Implementos Agrícolas JAN