Discussão item B10.3 - Proteção de respingo
Enviado: Sáb Set 08, 2018 1:35 pm
Caros Bajeiros e Bajeiras,
Proponho aqui uma discussão a respeito dos itens B10.3 - Proteção de respingo e B10.4 - Proteção de derramamento. Não encontrei uma seção do fórum dedicada a isso.
No dia 23 de Junho de 2018, enviei um proposta de alteração ao regulamento tratando deste tópico. Ela pode ser visualizada pelo link: viewtopic.php?f=29&t=774
O Comitê analisou a proposta e atualizou a regra para a versão de 29 de Junho. Entretanto, gostaria de saber a posição da comunidade a respeito deste tópico, pois as alterações não solucionam os problemas que evidenciei e o próprio Comitê estimulou este tipo de discussão aqui no fórum.
O problema do sistema de proteção de combustível atual são os drenos. A regra americana sofreu alterações recentemente quanto a este tópico, proibindo o uso do drip pan (proteção de respingo) e proibindo a utilização de saída em mangueira para o splash shield (proteção de derramamento). E o motivo é simples, as mangueira entopem e o sistema começa atuar contra a segurança.
A proteção de derramamento pode ser projetada de forma a garantir o escorrimento de combustível para fora do veículo, sem respingar no motor ou no cockpit, sem a utilização de uma mangueira com dreno, pois caso ela seja utilizada, com pouco tempo de prova, o dreno estará entupido e a proteção de derramamento irá se tornar uma bacia de combustível. O mesmo vale para a proteção de respingo, por que os respingos devem ser direcionados separadamente dos derramamentos? Se a abertura do tanque estivesse livre para abastecimento, em caso de respingo, toda a área de abastecimento está isolada pela proteção de derramamento que deve cumprir papel de proteção suficiente. Qualquer respingo ou derramamento, na prática, com o uso da drip pan, fica armazenado nela e apresenta risco maior do que caso ela não existisse e o combustível simplesmente escorresse para a proteção de derramamento que direcionaria ele para o chão.
Anexo algumas imagens da condição dos drenos do nosso carro na Etapa Regional 2018.
Após as provas dinâmicas:
Proteção de respingo


Proteção de derramamento


Após o Enduro:



Espero ter contribuído.
Matheus Faria Athayde, equipe Baja UFMG.
Proponho aqui uma discussão a respeito dos itens B10.3 - Proteção de respingo e B10.4 - Proteção de derramamento. Não encontrei uma seção do fórum dedicada a isso.
No dia 23 de Junho de 2018, enviei um proposta de alteração ao regulamento tratando deste tópico. Ela pode ser visualizada pelo link: viewtopic.php?f=29&t=774
O Comitê analisou a proposta e atualizou a regra para a versão de 29 de Junho. Entretanto, gostaria de saber a posição da comunidade a respeito deste tópico, pois as alterações não solucionam os problemas que evidenciei e o próprio Comitê estimulou este tipo de discussão aqui no fórum.
O problema do sistema de proteção de combustível atual são os drenos. A regra americana sofreu alterações recentemente quanto a este tópico, proibindo o uso do drip pan (proteção de respingo) e proibindo a utilização de saída em mangueira para o splash shield (proteção de derramamento). E o motivo é simples, as mangueira entopem e o sistema começa atuar contra a segurança.
A proteção de derramamento pode ser projetada de forma a garantir o escorrimento de combustível para fora do veículo, sem respingar no motor ou no cockpit, sem a utilização de uma mangueira com dreno, pois caso ela seja utilizada, com pouco tempo de prova, o dreno estará entupido e a proteção de derramamento irá se tornar uma bacia de combustível. O mesmo vale para a proteção de respingo, por que os respingos devem ser direcionados separadamente dos derramamentos? Se a abertura do tanque estivesse livre para abastecimento, em caso de respingo, toda a área de abastecimento está isolada pela proteção de derramamento que deve cumprir papel de proteção suficiente. Qualquer respingo ou derramamento, na prática, com o uso da drip pan, fica armazenado nela e apresenta risco maior do que caso ela não existisse e o combustível simplesmente escorresse para a proteção de derramamento que direcionaria ele para o chão.
Anexo algumas imagens da condição dos drenos do nosso carro na Etapa Regional 2018.
Após as provas dinâmicas:
Proteção de respingo


Proteção de derramamento


Após o Enduro:



Espero ter contribuído.
Matheus Faria Athayde, equipe Baja UFMG.